As recentes operações na comunidade dominada pelo Terceiro Comando Puro no bairro de Senador Camará, resultou em um enfraquecimento no financeiro das atividades criminosas dessa facção.
Nas últimas duas semanas aconteceram duas megas operações coordenada pela Civil, causando um aumento de efetivo nas entradas das comunidades que formam o Complexo da Coréia (TCP), conjunto formado por mais de 12 comunidades em Senador Camará.
Para piorar, essas operações respingaram para o tráfico da Vila Aliança (TCP) em Bangu, parceiros de facção, mas os lÃderes não falam a mesma lÃngua há anos.
No último cerco contra o tráfico do TCP em Senador Camará, causou na morte do frente da localidade do Sossego e seus seguranças, trazendo um prejuÃzo no contingente e arsenal do traficante conhecido como 31, o lÃder geral do Complexo da Coréia.
Mesmo sendo pertencentes a facção do TCP, conhecida historicamente no Rio de Janeiro de ter uma ideologia de "não enfrentamento" em operações, pelo bairro de Senador Camará, essa ala da facção não adota essa ideologia.
A briga de "gato e rato" em Senador Camará vem desde o tempo do Batgol, antigo lÃder do Complexo da Coréia, morto em maio de 2012, e seus pupilos continuam com essa forma de enfrentar as autoridades até hoje, mesmo passando pela gestão de dois frentes.
O último chefão do Complexo da Coréia, conhecido como Milgol, colaborava pouco com "arregos" para aliviar suas bocas de fumo, e preferia andar rodeado de seguranças e enfrentar os policiais em operações certeiras. Tanto que, foi encurralado com seus seguranças e acabou a óbito.
Os moradores acharam que o novo chefão, o 31, o ritmo seria de poupar a comunidade com excesso de enfrentamento, e essa medida foi usada nos últimos meses, acontecendo até um acordo inédito com a maior MilÃcia da zona oeste, dividindo lucros em taxas dentro de Senador Camará.
Entretanto, parece que acabou a paz dentro de Senador Camará, e dizem que a cúpula do 31, não quer mais despejar dinheiro na segurança e querem ir para o enfrentamento.
Mas essa medida vem causando prejuÃzos financeiros dentro do grupo, principalmente na venda de drogas, uma forma ilÃcita que abastece uma porcentagem dos lucros da quadrilha.
Segundo informações, existem traficantes de baixa e média hierarquia no Complexo da Coréia, querendo pular o muro para a Vila Aliança, porque entendem que por lá o enfrentamento é baixo e os salários são altos, porque no lado da Coréia, as últimas operações atrasaram os pagamentos dos criminosos que compõe a boca de fumo, e o motivo seria as operações.
Se por um lado, a principal hierarquia do 31 aceitou o tempo de "vacas magras" para arrumar a casa, outra parte entende que, apesar de tudo, ainda tem alguns privilegiados no crime de lá que recebem em dia, e outras que se expõe mais, ganham menos ou demoram pra receber.
Todos sabem que a história do crime Carioca, coisas desse tipo trazem mudanças para a criminalidade da região em si, inclusive, trocando o chefão ou até pressão dentro da facção para existir mudanças.
Por outro lado, existe um outro grupo Miliciano brilhando os olhos para controlar o bairro de Senador Camará, composto pelas comunidades da Coréia, Sossego, Mobral, Morro do Céu, Maraca, Casinhas, Chapa Quente, Rebu, Cavalo de Aço, Selva de Pedra, Jabour, Fundão, Pedra Branca, Beira Rio, Esperança e Sapo, contando com as recentes comunidades do Santo André e 48.
Vamos aguardar.
CompartilharDe acordo com informações e relatos nas redes sociais, foi uma operação conjunta do 7º BPM com a CORE.
Até o momento não foi dado detalhes dessa operação. Na última semana o 3N foi capa de jornal novamente, por conta da liberdade do Rabicó, chefão do Complexo do Salgueiro (CV) e atualmente seu principal rival em São Gonçalo. Quando estava como lÃder do Salgueiro, o 3N teria desobedecidos ordens do Rabicó, vulgo Coroa, e teria matado o Shumaker no Jardim Catarina e não entregou o cargo de frente do Salgueiro. Desde então, ele pulou para o Terceiro Comando Puro, e ganhou fama nas principais capas de jornais do Rio de Janeiro e São Gonçalo. Policiais confirmam a morte de 3N pic.twitter.com/oCAQf52ndq — Favela News Rio de Janeiro (@favelanewsrj) November 26, 2019 Atualmente o Bonde do 3N estava auxiliando na retomada das comunidades no Fon…
Novamente um áudio circula nas redes sociais, mostrando o chefão da Parada de Lucas (TCP), conhecido como Peixão ou Arão, desenrolando com os rivais pelo rádio.Não sabemos de qual época foi realizado esse contato, mas da para entender que algum insatisfeito na Penha entra em contato com o traficante conhecido como Dino.
Dino era do Comando Vermelho na Cidade Alta, mas pulou para o Terceiro Comando Puro após a quadrilha do Peixão tomar o local.
O próprio chefão da Cidade Alta e Parada de Lucas desenrola com o rival da Penha, querendo saber a "pureza" dele para aceita-lo dentro da sua facção.
Ouça o áudio e tire as conclusões:
Ouça em vÃdeo:
Parece que o Terceiro Comando Puro (TCP) esta planejando uma expansão audaciosa na região da Penha, na zona norte do Rio de Janeiro.Os baques recentes dos subordinados do Peixão nas entradas do Complexo da Penha (CV), ascendeu um desejo futuro da facção naquele local.
Como fizeram com a Cidade Alta em Cordovil a 2 anos atrás, os traficantes da Parada de Lucas tem planos para recrutar mais bandidos do Comando Vermelho para o lado da Cidade Alta.
Principalmente se os soldados tiver conhecimento dentro da Penha, porque dizem que lá será os próximos planos.
Entretanto, atualmente os traficantes que dominam as comunidades do Complexo da Penha, estão fortemente armados, estruturados e por lá, ainda funciona um QG da facção para distribuição de armas e drogas para comunidades filiadas da facção.
Além de por lá, ser um quartel de apoio para invasões e proteção em comunidades que sofrem invasões no Rio de Janeiro.
Se por um acaso esse plano audacioso dos rivais do TCP sair do papel, será com …